Ouvimos dizer muitas vezes: “Tenho uma paixão pela cozinha” ou “Sempre quis ser chef de cozinha”… Neste caso é muito mais do que uma simples paixão ou vontade de ser… Ousamos dizer que é algo que já nasceu consigo! Falamos de Filipa Antunes.
Curiosa por natureza, adorava contemplar a mãe, as tias e a avó a confeccionarem os seus melhores pratos, que preenchiam a mesa nas grandes jantaradas em família…
Hoje, recordar esses pequenos momentos, aumentam a sua certeza de que a comida é sinónimo de união e de felicidade, pela sua capacidade de juntar pessoas à volta de uma mesa… Quem não é feliz assim?
Contudo, a recordação maior remonta às férias de Verão passadas a fazer campismo. Por vezes, os pais tinham de se ausentar por motivos de trabalho… E quem fazia as refeições? A Filipa claro! Apesar de ser a mais nova das três irmãs, era quem punha mãos à obra e preparava deliciosos petiscos. Já a mais velha das irmãs ficava no seu cantinho, pois o resultado nunca era bom… Carbonizava quase tudo em que tocava! É neste contexto que começa a sentir o peso da responsabilidade, mas que perde o medo de mexer e confeccionar os alimentos. Confirma-se então o bichinho da cozinha, que permanece até aos dias de hoje…
No final do 9 º ano, foi assolada pelas típicas indecisões relativas ao rumo que a sua vida deveria tomar… Para que agrupamento escolar deveria ir? O que queria realmente ser? A decisão estava tomada. Desistir dos estudos e começar a trabalhar! No entanto, a sua mãe impediu de imediato que esta opção se concretizasse, ajudando na procura de alternativas que garantissem um futuro risonho à caçula da família… E porque não frequentar um curso de Cozinha? O destino estava traçado!
No ano de 2005, Filipa inicia-se no Curso Técnico-Profissional de Cozinha na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Lisboa, que a ajudou a tornar-se na profissioal que é… Conferindo-lhe as bases e as ferramentas necessárias para que percorresse um caminho cheio de conquistas. Seguiu-se um estágio no Hotel Altis Castilho e outro no Hotel Pestana Grand na Madeira. O sucesso estava a bater à porta!
O ano de 2008 é marcado com o final do curso e com o início da procura de um trabalho na área que tanto gostava… Através de um chefe da escola que frequentou, Filipa foi encaminhada para o hotel Vip Grand Lisboa e Spa, no qual se manteve ao longo de seis anos… Mas como é uma visionária, conseguiu desdobrar-se em mil e uma coisas e aproveitou para tirar cursos no CFPSA – Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar –, frequentar uma licenciatura em Produção Alimentar e Restauração e tirar um mestrado em Inovações em Artes Culinárias, pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Acomodar-se é o que faz quem não tem desejos maiores… O que não é de todo o caso desta chef!
O ano de 2014 fica marcado por uma reviravolta na sua vida, quando se despede do trabalho que mantinha há seis anos e se inscreve em diversas Empresas de Trabalho Temporário. Nesta altura começa a trabalhar em inúmeros hóteis e é confrontada com outra realidade que viria a dar muitos frutos… Conheceu novos chefs, equipas, cozinhas, estilos e técnicas culinárias, que lhe abriram portas a um novo mundo que desconhecia! Também surge a oportunidade de trabalhar como chef criativa para o Vazio Studio, momento em que aprende mais sobre foodstyling pela mão da fotográfa Cristina Vaz… E em que se apercebe do real impacto visual que um alimento tem na fotografia e de todo o trabalho que envolve a desconstrução e construção de um alimento, produto ou prato.
Actualmente, Filipa integra a equipa do Hotel Corinthia Lisboa, mas continua com muitos sonhos por concretizar e com um amor pela cozinha que não tem fim… O futuro é sempre uma incógnita, mas sabemos que neste caso só poderá trazer o melhor… A sede de conhecimento não é uma simples ambição, mas uma forma de estar na vida!
Gênesis Láurence acreditava que “O maior Mestre é aquele que nunca deixa de ser Aluno”…
E nós achamos que a frase só pode ter sido dita a pensar na Chef!
Sei bem o que é esta paixão. A cozinha inspira e apaixona . Sou um eterno aluno em busca de conhecimento. Parabéns a chef.
Parabéns Filipa, muito sucesso no teu percurso. Beijinhos
Parabéns Filipa muitos voos e muito sucesso nessa tua viagem ,sei da tua paixão pela cozinha,
tudo de bom para ti é o desejo deste teu amigo colega Teixeira .
Muitos Parabéns Filipa tudo de bom pela vida fora continua sempre a lutar pelos teus objetivos um beijinho grande da mãe da Inês Ferreira.