Peixe, Petiscos, Receitas
Leave a comment

Puxe a brasa à sua sardinha… E faça uma ceviche!

Já há cheirinho a sardinhas assadas na rua… Estamos em época de sardinhas! Bem-vindo Junho! O mês de que tanto gostamos por vários motivos… Inicia-se em jeito de festejo a todas as crianças do mundo, traz a mais esperada estação do ano – leia-se Verão – e vem acompanhado pelo peixe que é rei e senhor das festas populares! E viva a Sardinha!

Sabia que as sardinhas só são boas nos meses que não têm a letra “R”?! Assim sendo, Maio, Junho, Julho e Agosto são o quarteto perfeito para quem não passa sem elas! Nos restantes meses, perde muitas qualidades… Diz a sabedoria popular! E nós acreditamos nos mais antigos… Afinal são quem mais sabe destas coisas! Sardinhas assadas a pingar no pão e os santos populares estão à porta! Em Junho são consumidas 13 sardinhas por segundo em Portugal… Um número que a cidade de Lisboa tanto gosta ou não fosse o dia de Santo António, conhecido como o santo casamenteiro! Uma feliz coincidência ou algo mais?!

Em pleno mês de festas populares, a sardinha assada é sempre a primeira escolha… Mas vamos dar-lhe a conhecer uma receita que vai certamente agradar! Ceviche de Filetes de Sardinha com Espargos! Ceviche?! Não sabe o que é? É um prato de origem peruana que se baseia em peixe cru ou marinado em sumo de limão, lima ou outro citrino… Tradicionalmente leva três temperos: coentro, cebola crua e pimenta. Já os espargos… Decidimos que seriam um excelente acompanhamento! Aqui não há pão… Mas há legumes!

Sempre ouvimos dizer “pequenina como a sardinha”… Mas o que é que isto quer dizer?! Em época de festa, cada um tira a conclusão que quiser…!

Ceviche de Filetes de Sardinha com Espargos

Número de Pessoas: 2
Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparação:35 min

Ingredientes
6 Filetes de sardinhas
2 Limões
2 Limas
1 Cebola roxa
Raminho de Coentros
120 gr Espargos
50 gr Manteiga
Azeite
Vinagre
Sal e pimenta
Tominho limão

Preparação
1. Peça no supermercado para fazerem os filetes de sardinha.
2. Faça a marinada, retirando o sumo de limão e verta juntamente com o vinagre sobre os filetes de sardinha com o lombo virado para cima, de modo a cobrir. Reserve durante durante 10 min.
3. Salteie os espargos em manteiga, com sal e pimenta.
4. Retire a marinada e cubra com azeite.
5. Pique a cebola finamente e os coentros.
6. Retire o azeite dos filetes.
7. Sirva num prato, com os espargos e as filetes de sardinha com a cebola e o coentros por cima, esprema uma lima sobre o peixe e adicionar umas folhas de tomilho limão.
8. Acompanhe com uma cerveja “Sovina” e uma tarde bem passada!

….

Texto: Cátia Tavares
Receita: Filipa Antunes
Fotografia e Styling: Cristina Vaz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *