A paixão pela cozinha começou cedo… Flávio cresceu a ver o pai a ser um grande Chef e acredita que a maior homenagem que lhe pode dar é conseguir ser tão bom quanto ele! Contudo, tudo indicava que seguir economia seria a escolha mais acertada… Mas a verdade é que não se sentiu realizado nesta área. Não restavam dúvidas, o seu caminho passava pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra. Aqui encontrou excelentes profissionais que muito o apoiaram e ajudaram a que o gosto pela cozinha se tornasse cada vez maior.
Ao longo dos anos de formação, Flávio foi tendo inúmeras experiências em diversos locais… Trabalhou em restaurantes, em hotéis de renome e em hotéis menos conhecidos. E assim foi crescendo “como um simples aprendiz”, afirma. Afinal tudo conta para se conseguir ser um afamado Chef. Em 2006, viveu um grande momento da sua carreira ao participar no Concurso Pasteleiro Júnior… Criou o Bombom com Licor Beirão e alcançou o 1º Lugar nessa categoria! Este seria o início da grande reviravolta que a sua vida viria a sofrer… Rapidamente fundou a sua própria marca de chocolates artesanais, com um chocolate de excelência.
Flávio continuava com muitas ideias que acreditava serem dignas de partilha… E se eram! Em 2007 começou a escrever as suas próprias receitas para o Jornal Regional. Um ano mais tarde, esteve entre os finalistas do Jovem Cozinheiro do Ano ACPP e rumou a Lisboa para estar num palco com vários jovens sonhadores, tal como ele. Nesse mesmo ano, surge o seu primeiro grande desafio… Abriu um restaurante na cidade de Coimbra enquanto Chef de Cozinha. No entanto, nunca esquece os chocolates artesanais.
Em 2009 o Chef atravessou uma nova etapa da sua carreira com a abertura de um hotel, onde trabalhou como Chef Pasteleiro. Já em 2011, aceitou ajudar a reestruturar uma unidade hoteleira enquanto Chef Executivo. Estes foram dois desafios que conseguiu cumprir, ambos na zona centro do país. E chega o ano de 2012, onde conquistou um lugar no Villa Pampilhosa Hotel, lugar que ainda hoje ocupa. Flávio admite que a decisão de se mudar para o interior foi difícil de tomar… Mas ainda bem que assim foi! Nesse mesmo ano, conquista o 2º Lugar no concurso “A Revolta do Bacalhau”, na categoria tradicional. E as parcerias não se fizeram esperar, o que resultou num enorme crescimento profissional.
Em 2014, participou no Concurso Chocolatier Nacional no Festival de Chocolate de Óbidos e arrecadou o 2º Lugar. Segue-se a atribuição de Chef Cozinheiro do ano 2014… E a distinção por parte da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra com os “25 anos de escola, 25 alunos de sucesso”… Flávio ganhou o prémio! Um excelente ano portanto!
O ano de 2015 também tem trazido muitas conquistas… Apresentou o novo Bombom de Flor de Sal em Lisboa, ficou em 3º Lugar a nível internacional no Festival de Óbidos, está nomeado Chef Cozinheiro do Ano 2015 e foi representar Portugal na Alemanha. Para Flávio, os sonhos nunca acabam… Acredita que com muita vontade, tudo é possível! Basta acreditar.