Já que estamos no tempo dela… Vamos fazer uma receita onde a abóbora tenha o papel principal?! Gosta de doces?! Daqueles para barrar no pão… Ou para acompanhar com outro alimento?! Sim?! Boa! Temos um Doce de Abóbora! Já tentou fazê-lo algumas vezes e nunca saiu bem?! É agora que vai poder deliciar-se com um doce feito por si e que vai merecer elogios por parte de quem o provar!
Antecipe-se para o fim de semana, aqueles dias em que não apetece fazer nada e em que o aconchego da nossa casa nos parece o melhor lugar do mundo… E a verdade é mesmo essa! Não há nada melhor do que aproveitar estes dias para relaxar e passá-los com aqueles de quem mais gostamos! E o que se faz?! Come-se! Doces, de preferência… Que venha o tal Doce de Abóbora que é realmente bom! Se nunca juntou este doce ao requeijão… Nem sabe o que está a perder! É só uma sugestão…!
A abóbora era muito grande e sobraram alguns pedaços?! Conserve-os no congelador… Assim consegue evitar o desperdício e já tem um alimento pronto para fazer outra receita! Quem sabe se amanhã não lhe vamos dar outra sugestão?! Ou estava a pensar em fazer o doce novamente?! Claro! O que é bom é para se repetir… Sempre que quisermos!
Doce de Abóbora
Tempo de Preparação: 2 horas
Dificuldade: Fácil
Ingredientes
1 kg de Abóbora descascada
900 gr de Açúcar
1 pau de Canela
Raspa de 1 Laranja
Preparação
1. Descasque e limpe as sementes da abóbora. Corte em pedaços.
2. Numa panela, coloque a abóbora, o açúcar, o pau de canela e as raspas de laranja.
3. Quando levantar fervura, baixe o lume e vá mexendo com frequência.
4. Quando tiver o aspecto de doce, coloque num prato uma porção e verifique o ponto estrada. O ponto estrada é quando passa com a colher de pau pelo meio do doce e este não escorre para o centro.
5. Coloque os frascos a ferver em água durante 5 minutos para que estes fiquem esterilizados.
6. Coloque o doce nos frascos e guarde num local fresco.
….
Texto: Cátia Tavares
Receita: Cristina Vaz
Fotografia e Styling: Cristina Vaz