Enquanto aguardo o elevador, nada fará prever a minha apreciação do espaço TOPO. Mal entro e o meu olhar perde-se na moldura dos vidros que percorrem todo o espaço. Uma sala envidraçada. É como se a cidade nos abraçasse. Este restaurante-bar-rooftop faz com que nos sintamos mais próximos de outros locais emblemáticos da cidade: o miradouro da Senhora do Monte, o miradouro Sophia de Mello Breyner, o castelo de S. Jorge, da própria Praça do Martim Moniz. O olhar chega mais além e percorre o céu imenso e sorri perante as cores da cidade de Lisboa. Quase que apetece dizer: “ I’m on the top of the world…”
No TOPO respira-se a cidade, os seus sons, o caminhar das pessoas, as conversas que ocorrem no seu exterior e de uma forma silenciosa. Quebrar a rotina e vir almoçar ao Topo é um turbilhão de sentires que se aprofundam no olhar, no sentir e no degustar. José Rebelo Pinto, deu vida ao 6º piso do Centro Comercial do Martim Moniz.
Comer quase ao balcão, em formato L corrido, tem outro “requinte”. Há como que uma proximidade respeitadora.
Optámos pelo menu do almoço do dia: Começámos com o creme de cenoura com gengibre e maça verde de seu sabor leve, com um toque suave a picante (da paparica) e que cortou delicadamente o adocicado da cenoura. Sabores e contrastes que fazem a diferença. Seguimos para o prato principal composto por lombinhos de porco terayki com puré de cheróvia e agrião. Suculência e descoberta de um novo legume. Não resisto a dizer: Top! Acompanhámos a refeição com um copo de vinho tinto. E antes do café, a sobremesa (a seu tempo aperceber-se-ão que este é um dos meus momentos): Bolo de beterraba com hortelã e com gelado de framboesa dispostos numa ardósia preta. O contraste das cores e dos sabores. Aprovadíssimo!!!
A cada dia à hora de almoço, novas sugestões deliciosas e que interagem entre si, com produtos frescos. O Chef Miguel Simões de Almeida, surpreende com uma carta cheia de ofertas diversificadas ao olhar e paladar. Aqui ficam algumas sugestões: Couvert: mini chamuças vegetais com molho de yogurte e montaditos de chevre com pimentos assados. No Pão: prego atum com legumes grelhados e maionese de wasabi. Os Tártaros: Tártaro de novilho com chalotas, alcaparras, batatas fritas e salada; Tártato de salmão com abacate. Principais: garoupa com camarão e molho tailandês; bife do lombo grelhado com beurre blanc, batatas fritas e salada. As sobremesas: mousse de “dulce de leche” com flor de sal e brownie de chocolate com gelado de framboesa.
O atendimento é atento, solícito e descontraído q.b. O TOPO é um espaço para usufruir a horas distintas do dia: almoço, final da tarde, jantar e pela noite fora. Há sempre música, ainda que ao vivo seja às sextas, sábados e domingos à tarde e DJ’s à sexta e sábado. Há os mocktails, as novidades e os cocktails. Há um espaço bar cosy num terraço com banco originais em blocos de madeira que nos permite ir mais além e apreciar a vista da cidade de seu nome Lisboa. A frase “enjoy the view” nunca fez tanto sentido. A cidade não pára e desfrutar disso no TOPO é uma regalia.
Há mais vida no Martim Moniz e no 6º piso do seu Centro Comercial. Local privilegiado, vista deslumbrante no seu todo, espaço atrativo e acolhedor, carta diversificada que nos cativa e faz querer conhecer mais. Definitivamente, há muitos mundos no mundo TOPO que deverão ser desfrutados. Ser Feliz é Simples…