Chef da Semana, Chefs
comment 1

O Chef da Semana é | João Pinto

Corria o ano de 1982 e a vila de Cascais via nascer João Pinto… Os seus avós viriam a ser os seus educadores e heróis! E que heróis! O avô ensinou-lhe a arte da gestão e a sua avó transmitiu-lhe a arte da cozinha… Mas é nos dois restaurantes que pertenciam à sua família que João, então com 16 anos, começa a sentir o gosto pela restauração. Quando atinge a maioridade, inicia a sua carreira profissional no Hotel Quinta da Marinha, ainda não como cozinheiro – já lá vamos -, mas como motorista-bagageiro durante o Verão. Aos 20 anos, a paixão pela cozinha torna-se mais evidente quando escolhe o Vegetarianismo como opção alimentar. Durou cinco anos.

O primeiro trabalho ligado à restauração surge pouco depois, quando começa a trabalhar regularmente como empregado de mesa em hotéis de Cascais e no Casino do Estoril. Não tarda a receber uma proposta para ficar a tempo inteiro no Pestana Atlantic Garden, o que aceita prontamente, conciliando este trabalho com o Curso de Marketing na Escola ETIC. Com o término do contrato no Pestana e a finalização do Curso, trabalha durante dois anos numa roulotte no Estádio José de Alvalade. Coopera ainda em feiras, concertos e degustações pela mão da empresa 2East, Drinks and Events.

O bichinho pela cozinha andava sempre consigo… Pelo que ingressou no Curso de Cozinha na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, ao mesmo tempo que trabalhava como Barman no Hotel Sana Capitol. O desejo de aprender mais e mais, leva-o de volta a esta escola onde frequenta o Curso de Produção e Gestão de Cozinha, mas desta vez a trabalhar em simultâneo como Cozinheiro no Catering “Paladares da Avó”. Aqui conhece o Chef Frederico Francisco, que viria a ser o seu grande professor ao longo de um ano, ensinando-lhe novas técnicas e métodos de organização. Conhecimentos que se revelariam preciosos e que a Escola não conseguiria dar devido às suas limitações estruturais. É ainda nos “Paladares da Avó” que faz o seu estágio.

Com o final do curso, surge a grande oportunidade de trabalhar num espaço com um fluxo de trabalho maior, o que permite que João cresça enquanto Cozinheiro. Trata-se da Esplanada Lost In, com o Chef Albertino Gato. Seguem-se outras oportunidades em diversos restaurantes, nomedamente “Os Tibetanos”, “Afreudite”, “Bits and Pieces – Holmes Place” e “Garden Gut”. O “Instituto Glbenkian da Ciência” também recebe o Chef João Pinto como cozinheiro de primeira, de onde sairia mais tarde para fazer o evento de lançamento do Rock in Rio. No Verão de 2014, faz parte de um projecto no qual é formador em Ateliers de Culinária para crianças dos 3 aos 8 anos, em espaços do Grupo Sonae e em Colégios Privados de Lisboa. É ainda formador de Cozinha e Pastelaria de adolescentes dos 16 aos 20 anos na Escola Profissional Alda Brandão Vasconcelos, em Colares. Actualmente, dá formação em Cozinha a alunos de diversas idades no Ibérica Instituto, actividade que exerce desde Março.

Quando perguntámos ao Chef o que queria que o futuro lhe trouxesse, a sua resposta foi imediata… Continuar a aprender dia após dia com todos os que fazem parte da sua vida – o filho, a mulher, os amigos, os colegas e os alunos – e, acima de tudo, criar… Pois acredita que o mundo é criação e jamais estagnação! A alimentação é cada vez mais uma preocupação diária de todos, mas ainda há muito a fazer… Para o Chef, é fundamental continuar a fomentar as boas práticas e lutar por uma educação alimentar melhor. E isto não é um objectivo… Mas uma certeza! E o Mundo precisa tanto de pessoas assim!

1 Comment

  1. Sim senhora, estou muito orgulhoso pelo meu primeiro professor de cozinha, ele foi um excelente stor, ele deu me perceber muitas coisas sobre esta sociedade e sobre mundo de cozinha e sim o mundo precisa tanto de pessoas assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *