José Júlio Vintém sempre quis ser cozinheiro. Aos três anos de idade dizia isso mesmo à sua mãe, que achava graça a este seu fascínio pelo mundo da cozinha… Hoje é mais que um fascínio. É a sua forma de estar na vida. Todos conhecem o Chef José Júlio Vintém… E mais ainda aqueles que vivem na terra “para além do Tejo”. O seu restaurante Tomba Lobos é um ícone nos arredores de Portalegre, onde a sua mãe é a doceira de serviço. Já lá vamos, comecemos pelo princípio.
Autodidacta, José diz que desenvolveu a sua própria visão de cozinha. Seguiu os passos dos seus pais e o passar dos anos trouxe-lhe ainda mais certezas daquilo que queria fazer. A adolescência foi passada a cozinhar para os amigos, colegas de escola e professores… Que adoravam os petiscos que confeccionava. Esteve em Alter do Chão e em Castelo Branco a estudar Agricultura e Engenharia de Produção Florestal, mas regressou a Portalegre para tirar o Bacharelato em Turismo e Termalismo… Até que conhece Catarina, aquela que viria a ser sua mulher e companheira numa aventura que mudaria a sua vida… O seu primeiro restaurante!
Já aqui falámos do Tomba Lobos que abriu portas em 2001 e que rapidamente se tornou um sucesso… Viria a ganhar muitos prémios de gastronomia em Portugal, nomeadamente o de “Restaurante do Ano 2007” atribuído pela Revista de Vinhos, de “Restaurante Indispensável” pela revista Sábado e ainda o “Garfo de Ouro” do Jornal Expresso.O Tomba Lobos foi a sua casa ao longo de dez anos… Repletos de conquistas, de aprendizagem e, acima de tudo, de muita dedicação.
Em 2012, pegou na mulher e nos três filhos e rumou a Recife, no Brasil, em busca de um sonho que tinha tudo para se concretizar… Mas que acabou por não acontecer. Viveu cerda de um ano nas terras do samba, até que regressou ao país que o viu nascer com um objectivo traçado: reabrir o restaurante que tantas alegrias lhe deu. Ironia do destino, ou talvez não… Abriu o novo Tomba Lobos a 10 de Junho! Quem sabe como uma forma de celebrar à sua maneira o facto de ser português… Ou alentejano! Foi o regresso do Chef José Júlio Vintém às origens, ao local que o viu crescer e que permitiu que ocupasse lugar na lista dos melhores chefs de cozinha portugueses.
As suas receitas genuínas e criativas caracterizam-se por uma conjugação única de sabores… A ementa do Tomba Lobos é prova disso, com os Peixinhos da Horta, a Sopa de Tomate com Ovo Escalfado, as Pétalas de Toucinho, o Achigã Grelhado com Batatas a Murro, o Rabo de Boi assado no Forno, o Focinho de Porco Grelhado e a Mioleira de Porco Panada! Todas as receitas são confeccionadas com produtos hortícolas comprados a pequenos agricultores de S. Mamede… Aliás, o Chef faz questão disso mesmo, pois considera que é uma forma de ajudar as gentes locais. Adianta ainda que criou uma relação de amizade e de ajuda com essas pessoas… E com este espírito se revela o homem por trás do Chef!
Há muito que Catarina, a sua mulher, queria dar asas a um projecto de produção de Enfrascados… Que são nem mais nem menos que saladas alentejanas vendidas em frascos! E assim acabaram por ficar no mesmo lugar na serra, em Pedra Basta, onde confeccionavam e acondiconavam as saladas. Que tal uma Perdiz de Escabeche?! Por apenas 15 euros… E depois têm as outras combinações! Um Coelho em Molho de vilão por exemplo… Foi preciso irem para o Brasil e regressarem a Portugal para colocar este projecto em marcha! Lado a lado com o Tomba Lobos claro…
José Júlio gosta de arranjar um carapau ou uma sardinha, de despinhá-los, destripá-los e aproveitar a tripa para fazer um paté… Gosta de desafios! E inventa constantemente novas receitas… Vai um Carpaccio de Bacalhau com Ananás?! O Chef acredita que mais importante que cozinhar é ter personalidade na cozinha… E se tem! Tem, e muita…