Patrícia Vilela é natural do Porto… Cidade à qual se chama de Invicta! O gosto pela sua língua materna, tornou-a numa professora de português… Mas o fascínio pela cozinha esteve consigo desde sempre. “A primeira vez que cozinhei ainda não tinha cinco anos”, recorda. Ainda que fosse apenas uma brincadeira de criança, já era sinal do que o futuro lhe reservava. E a avó era cúmplice destas brincadeiras… Pois levava ao lume as folhas das flores que Patrícia colhia no seu quintal! E era mesmo um fogão de verdade!
Ainda não tinha dez anos e já sabia pôr o fogão a funcionar para fazer cevada, aquela que precisava de assentar… Devorava todas as revistas de culinária que encontrava e, na biblioteca, perdia-se por entre os livros sobre este assunto… Cozinha claro! Isto era o que mais prazer lhe dava! Cedo começou a descobrir o mundo da gastronomia… Mas decidiu aos doze anos o que queria ser quando fosse grande: Professora de Português!
Patrícia não esquece a primeira vez que fez pão… E fez pão a sério! Teria uns dezassete anos… E voltava do Algarve, lugar onde tinha permanecido numa casa repleta de revistas da Teleculinária! O paraíso portanto… Comprou uma resma de folhas e aproveitou os quinze dias que lá esteve para copiar o maior número de receitas que conseguiu! Este já era um sinal do que o futuro lhe reservava… Nesta altura, ensinava os seus alunos de treze e catorze anos a cozinhar! Dava pequenos cursos de culinária nas férias de Natal e da Páscoa… E todos adoravam as suas aulas! Quando somos apaixonados por aquilo que fazemos… Tudo o resto vem por acréscimo!
O ano de 2011 traz alguns dissabores… A falta de alunos para a abertura de horário no colégio onde Patrícia leccionava, deixou-a no desemprego… Mas não baixou os braços! Patrícia queria trabalhar em algo que a fizesse igualmente feliz, tal como é dentro de uma sala de aula… E criou o projecto Forking Amazing! Consiste em workshops – ou FORKshops, como prefere dizer – para pequenos grupos, que aconteciam na sua casa ou na casa de quem os quiser receber! E estes workshops tinham lugar um pouco por todo o país. Se existe um segredo para o sucesso deste projecto é a paixão que tem em ensinar e cozinhar… E aqui consegue conciliar tudo! Lado a lado com esta actividade, vendia compotas, bolachas, bolos e biscoitos, tudo produtos biológicos e sazonais. Rapidamente chega a divulgação em vários meios de comunicação, tais como o Expresso, Visão, Notícias Magazine, entre outros.
Em 2012, recebe o convite para participar como oradora no TEDexYouth, em Viseu. Segue-se o convite de Nelson Garrido, fotógrafo do jornal Público – que fotografou os livros de Rui Paula -, para escrever um livro! Como parceiros nesta aventura teve o jornalista, o seu marido Pedro – designer e responsável por toda a imagem Forking Amazing – e Luís, do Cantinho das Aromáticas. Após várias propostas de editoras, lançaram o livro em edição de autor, que rapidamente esgotou na Fnac… Em menos de uma semana! Viram o seu trabalho ser reconhecido pela Gourmand Awards, com o Prémio de Melhor Design dos Livros de Culinária em Portugal.
Actualmente, Patrícia está a escrever outro livro de culinária, mas é um projecto que está a ser desenvolvido a pouco e pouco… Entretanto engravidou de gémeos e o tempo passou a decorrer a um ritmo diferente! Este livro também está a ser escrito em parceria, mas não deixa de ser um grande desafio… Pois teve de estudar muito para conseguir estar à altura! Nós não temos qualquer dúvida que sim… Apesar de não ter qualquer formação em Chef de Cozinha, a experiência que foi ganhando ao longo do tempo faz com que a possamos chamar de… Chef Patrícia Vilela!
Pingback: Em pézinhos de lã ❤️ | Forkingamazing