Faz Bem, Receitas, Receitas Saudáveis
comments 3

Kefir

Lembro-me quando era muito mais nova, de a minha mãe fazer um iogurte que eu detestava. Bem, mas isso era esse iogurte e muitas outras coisas! Coisas essas, que hoje, são impossíveis deixar de comer.
Com esta nova onda de saudável encontrei-me com as minhas lembranças mais profundas e fui (re)descobrir o que era aquele iogurte que a minha mãe fazia. Pois bem, ela não o conhece por Kefir e sim por flor do iogurte… independentemente do nome, a verdade é que, depois destes anos todos percebi o que andava a perder!

Andei a pesquisar e descobri que o Kefir é um alimento probiótico produzido através da fermentação do leite, que cria uma massa semelhante ao iogurte. Contudo, tem um valor nutricional muito superior ao do iogurte. Ou seja, é muito saudável! As “florzinhas” ou grãos são idênticas à couve flor e é um fungo que cresce em qualquer tipo de leite: vaca, cabra, ovelha, soja, coco, arroz… Melhor que isso é quando estamos fartos, colocamos os grãos em água no frigorifico e eles param de crescer, tipo assim uma hibernação. Podem inclusivamente ser congelados. Depois de algumas utilizações eles vão crescendo e convém doá-los a alguém, nunca deite fora grãos de Kefir pois o seu valor nutricional não tem preço. Existe ainda em muitas comunidades este movimento de doar Kefir e nunca vender ou comprar!
O seu sabor é assim meio agridoce, levemente azedo, mas muito refrescante.
E uma optima altura para aplicar a frase de, “No início estranha-se…”

Kefir1

Então a processo é o seguinte:

1. Para começar, vai precisar de uma colher de sopa de grãos de Kefir e 1/2 l de leite (à sua escolha, só não pode ser desnatado).
2. Coloque os grãos de Kefir no frasco de vidro e cubra de leite.
3. Com um tecido e um elástico ou cordel, tape o frasco. Não use a tampa do frasco pois o Kefir precisa de respirar ou então vai azedar.
4. Coloque o frasco num local escuro. Não coloque no frigorifico, pois como lhe disse, o Kefir hiberna com o frio e o processo de fermentação não acontece.
5. Mais ou menos 24 horas depois, coe o Kefir por um passador de plástico e não utilize nenhum utensílio de alumínio pois este vai danificar as propriedades do  Kefir.
6. Coloque o liquido em frasquinhos no frigorifico e beba fresco.
7. Repita todo o processo ou coloque o grãos de Kefir em água no frigorifico.

Eu experimentei colocar uma colher de cacau mas como o cacau não se dissolve muito bem ficou  apenas um sabor ligeiro.
Experimentei também adicionar 2 morangos e bater no liquidificador e, Adorei!

Para já não temos suficiente Kefir para doar, quando tivermos avisamos!

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *