Cascais, Comer Fora, Grande Lisboa, Restaurantes
Leave a comment

Raw Food by Fiona Harrower

Após um convite irrecusável de regressar à Casa Galeria House of Wonders, eis que venho com mais uma novidade para vos contar. Sim, porque nesta casa raros são os dias em que não há algo novo a acontecer, tal é o entusiasmo com que a Anna Catharina gere a casa mais amiga da saúde de Cascais. Outra dessas novidades é a total isenção de fumo em todo o espaço, inclusive no terraço.

Desta vez o encontro tem lugar na galeria, onde foi criado um espaço totalmente dedicado à Raw Food (comida crua, também conhecida por crudivorismo) que podemos degustar ao almoço, juntamente com o Garden Mezze constituído por um buffet, “crie você mesmo”, de saladas.

Para quem não sabe o que significa este estilo de vida e pensa que vou apenas falar de cenouras cruas, desengane-se… Vão ficar tão surpreendidos quanto eu! Esta alimentação baseia-se apenas em alimentos de origem vegetal não processados, ou cozinhados abaixo de 42ºC, de modo a preservarem todas as enzimas que auxiliam a sua digestão, bem como nos processos metabólicos que resultam na desintoxicação do organismo e produção de energia.

As receitas são elaboradas sem recorrer ao fogão ou forno conventual e os alimentos desidratados são confeccionados num forno específico (desidratador) a uma temperatura inferior aos 42ºC referidos anteriormente. Todos os alimentos utilizados são vegan e de origem biológica por conterem mais minerais, vitaminas, enzimas e fitonutrientes (compostos naturais bioativos encontrados em alguns alimentos vegetais).

Frutas, legumes, hortaliças, frutos secos, sementes, germinados de grãos e os superalimentos são indispensáveis neste tipo de alimentação, capazes de se tornarem em fantásticas obras-primas através das mais habilidosas mãos!
E é aqui que tomo conhecimento da palavra Rawsome (raw = cru + awesome = fantástico), introduzida no meu vocabulário pela Chef Fiona Harrower, que comanda o seu cantinho de forma inigualável e nos ensina o verdadeiro significado deste conceito em estilo goumet.

Da ementa faz parte um sushi que nada deve ao original, tanto na consistência como no sabor, tudo indicava que continha um ingrediente acabadinho de pescar! Cuscuz de couve-flor com chutney picante de manga, super fresco e aromático, esparguete de curgete com molho de abacate, levemente cítrico e extremamente apetitoso. Confesso que o meu cérebro ficou baralhado e teve que fazer reset várias vezes para, finalmente, acreditar que o que estava a comer não era cozinhado… Incrivelmente saboroso, reconfortante e saudável!!

Claro que o final tinha que ser com chave de ouro, ou não estivéssemos nós na Casa das Maravilhas. Num artigo anterior apresentei a sobremesa especial (inesquecível) e, para minha felicidade, aqui está ela novamente… É sem qualquer dúvida, o melhor cheesecake raw que alguma vez provei, cuja base é composta por frutos secos e coco, uma camada intermédia de abacate e chá matcha e por cima um creme de manga encantador, decorado em tons primaveris com as mais coloridas flores… É tudo, e muito mais, do que possam imaginar…

Obrigada, Café Galeria House of Wonders, pelas fantásticas experiências que nos proporcionam!

Mais uma vez, saio desta casa com um sorriso nos lábios.

Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *