Um novo olhar sobre os vinhos de Portugal é o objetivo da Santos da Casa. Esta jovem marca, propriedade da Santos e Seixo, promete uma seleção das melhores uvas das várias regiões nacionais.
A Santos e Seixo, empresa de produção e distribuição de vinhos, com a criação da marca Santos da Casa pretende reavivar a cultura e o espírito singular que existe na produção de vinho em Portugal. Fundada em 2014 por Alzira dos Santos e Pedro Seixo, a Santos da Casa tem como objetivo ser uma marca de vinho português de qualidade, através da seleção das melhores uvas de cada região, trazendo para o mercado uma visão diferente para o setor e novos consumidores de vinho nacional.
Douro e Alentejo foram as duas regiões selecionadas para a primeira colheita, pelo relevo nacional destas regiões vitivinícolas e pela entrega dos seus produtores à terra e à paixão de produzir vinhos. O resultado foram 3 segmentos: Colheita (inovadores e com castas que revelam a identidade do terroir em que foram produzidos), Reserva (vinhos completos, que refletem o valor de cada região, com potencial de envelhecimento) e Grande Reserva (lotes provenientes das mais singulares vinhas velhas, de grande qualidade).
Fomos provar as propostas vínicas da Santos da Casa, num agradável final de tarde à beira rio, no Ibo Café, no Cais do Sodré. Com o calor de um dia de verão, a escolha recaiu imediatamente para um Alentejo branco 2015, fresco e frutado, seguindo-se o Douro, também branco 2015, macio e leve. Pedro Seixo, Diretor-geral, Luís Matias, Diretor Comercial, e Rita Matos, responsável da área de Marketing, explicam-nos que a produção vinícola de excelência deve-se à colaboração entre a equipa de enologia os enólogos residentes das Quintas das vinhas do Alto Alentejo e do Cima e Baixo Corgo, no Douro. A seleção criteriosa das uvas, com pequenas produções e com a mínima intervenção, numa combinação entre o moderno e o tradicional, faz com que a genuinidade das uvas seja preservada ao máximo.
A marca Santos da Casa, além de se diferenciar pela imagem, jovem, colorida e apelativa, inova também com rótulos informativos: para facilitar a escolha dos consumidores no ato da compra, o rótulo nas garrafas inclui uma escala de intensidade e de sabor.
Num futuro breve, a Santos da Casa promete apresentar propostas de novos vinhos de outras regiões vitivinícolas. Vamos ficar atentas e curiosas para experimentar as próximas novidades da Santos da Casa!